top of page
curso.png

Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional

O Curso Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional tem como objetivos principais:

Desenvolver uma postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área de Educação;

Aprimorar a percepção de si e do outro enquanto ser individual, social e cultural;

Instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas do conhecimento em uma visão interdisciplinar, para uma atuação clínica e/ou institucional;

Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando sua visão do processo de aprendizagem.  

Destinado a: Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que tenham interesse na área de Educação, com formação universitária.

Duração:  2 anos (carga horária total: 528 horas)

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 18h20 às 22h30.

Conteúdo programático:

1º SEMESTRE 

  • Fundamentos da Psicopedagogia I

  • Fundamentos da Psicopedagogia II

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Vygotsky

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional I

  • Psicopedagogia e linguagem: Processos e produções em linguagem e escrita I

  • Problemas de aprendizagem I

  • Olhar psicanalítico para a relação clínica

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico

  • Preparação para à introdução à Prática Clínica I (estágios)

2º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional II

  • Problemas de Aprendizagem II

  • Diagnóstico Psicopedagógico:

A. Linguagens Não Verbais

B. Abordagem Junguiana e Múltiplas Inteligências

C. Contribuições da Psicanálise para a Anamnese

E. Introdução ao diagnóstico Psicopedagógico.

F. Jogos

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Wallon

  • Supervisão de Prática Clínica I. 

3º SEMESTRE

  • Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional III

  • Psicopedagogia e Educação Matemática II

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e produções em linguagem escrita II

  • Psicopedagogia Clínica com abordagem analítica contemporânea: "estilos cognitivos sócio afetivos", símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas 

  • Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas áreas da Aprendizagem: abordagem relacional e analítica.

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de arteterapia I.

  • . Supervisão de Prática Clínica II.

4º SEMESTRE

  • Psicopedagogia e linguagem: Processo de leitura e escrita III

  • Intervenção psicopedagógica com abordagem corporal e recursos de Arteterapia II.

  • Formação do papel do psicopedagogo e a didática para o trabalho em grupo.

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica.

  • Psicopedagogia Institucional II: Intervenção psicopedagógica nos grupos Familiares- Numa visão da Psicologia Analítica e teoria Sistêmica

  • Metodologia da pesquisa científica

  • Orientação de Monografia em psicopedagogia.

  • Supervisão de Prática Clínica III. 

  • Orientação individual de monografia

Observações:

Os alunos deverão prever sua disponibilidade para Prática Clínica obrigatória, com supervisões, a partir do segundo semestre do curso.

Inscrição Curso

O curso há 42 anos forma profissionais para uma atuação clínica e/ou institucional,  possibilitando vivenciar e refletir sobre o desenvolvimento do papel do psicopedagogo em uma abordagem que integra reflexão e prática, em uma visão interdisciplinar,

Curso on-line e presencial

Corpo Docente

Ana Luiza.png

Ana Luiza

Colagrossi

carla _edited.jpg

Carla Sachs

Cláudia Perrot.jpg

Claudia Perrotta

WhatsApp Image 2021-11-26 at 16.46.09.jpeg

Eloísa Quadros Fagalli

Doutora em Ciências (Instituto D’OR de pesquisa - IDOR) com foco em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional. Mestrado em Psicologia Aplicada à Educação (Universidade de Nova York - NYU), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FACON-SP) .Bacharel em Educação (PUC-RJ). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II. 

 Psicóloga (Unip), Pedagoga (ISE Vera Cruz), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Sedes Sapientiae) Especialização em Análise Reichiana (Instituto Ibar), Especialização em Psicoterapia Corporal de crianças e adolescentes (Núcleo de Estudos Neo-Reichianos). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Problemas de Aprendizagem I e II.

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com foco em método psicanalítico e formações da cultura, Mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP),  Fonoterapeuta voltada à linguagem escrita (PUC-SP) e Psicanalista. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

Mestre e Doutora em Psicologia (PUC-SP), Pedagoga, Psicóloga, Formação em Arteterapia, Psicodrama, Grupos Operativos, Psicanálise, aprimoramentos Jung e Winnicott, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Constelação familiar. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica;

  • Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico;

  • Psicopedagogia clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos socioafetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas.

Georgia.jpg

Georgia Vassimon

zizi.jpg

Izilda Freitas Rolim

WhatsApp Image 2021-11-06 at 09.41.42.jpeg

Márcia Maria Ferrari Ortiz

WhatsApp Image 2021-11-26 at 15.25.55.jpeg

Maria Bernadette Casali

Mestre em Educação na área de antropologia filosófica (UMESP). Psicodramatista Didata e Supervisora (FEBRAP). Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae). Especialista em Biologia Cultural (Escuela Matriztica de Santiago). Pedagoga pela PUC-SP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Arteterapia (Universidade Potiguar/Alquimy Art SP), Pedagogia (PUC-SP) com Especialização em Educação(gov.br/MEC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Introdução à supervisão de prática clínica;

  • Supervisão de Prática Clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

Psicopedagoga clínica e institucional pela (PUC-SP). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização(Claretiano-SP). Licenciatura e Bacharelado em Matemática (Universidade Mackenzie SP). Formação em Psicanálise Winnicottiana (Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina: 

  • Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.  

Psicóloga, Especialização em Psicologia Escolar, Clínica, Psicodiagnóstico infantil e Psicoterapia de adolescentes. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Psicanálise e Educação uma aproximação;

  • Contribuições da Psicanálise para a Anamnese.

WhatsApp Image 2021-09-23 at 16.11.55.jpeg

Maria Christina de Magalhães Silvestre

Marilda.jpg

Marilda Nogueira Costa de Almeida

Marlene.jpg

Marlene Coelho Alexandroff

Silvia.jpg

Silvia Carvalho

 Psicóloga (Unip), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Especialista em cuidados integrativos (Unifesp). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Fundamento de Psicopedagogia I e II; 

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Introdução ao diagnóstico psicopedagógico;

  • Diagnóstico Psicopedagógico: Jogo como instrumento de avaliação e desenvolvimento de habilidades;

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

Doutora em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação e Pedagoga (PUC-SP) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae).  Atualmente realiza processo de aprimoramento em Clínica Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas: 

  • Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III

Mestre em Educação (PUC-SP). Pedagoga (USP). Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae). Formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos – GETEP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;

  • Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.

Mestre em Didática (FE-USP), Pedagoga (FEC ABC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vygotsky e Wallon;

  • Metodologia da pesquisa científica;

  • Orientação de Monografia em Psicopedagogia.

Âncora 1
1.VERA site.jpg

Vera Marcia Gonçalves da Silva Pina

Vera ferretti_edited.jpg

Vera Maria Teresinha Rossetti Ferretti

 Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae); Especialista em Orientação Familiar (Instituto Sedes Sapientiae); Especialista na Interpretação dos Mitos e Contos de Fada, abordagem Junguiana. Especialização no Método Montessoriano (Escola Jardim Maria Montessori). Pós-graduação em Arteterapia Sistêmica Analítica; Arte Reabilitação (Instituto FACES em parceria com a Faculdade de Conchas – Facon). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Intervenção Psicopedagógica - Contos e Mitos nas Múltiplas  áreas da Aprendizagem: abordagem relacional e analítica;

  • Supervisão de prática clínica I, II e III;

  • Diagnóstico - Abordagem Junguiana e Múltiplas Inteligências

  • Intervenção psicopedagógica nos grupos Familiares- Numa visão da Psicologia Analítica e teoria Sistêmica

Mestre  em Psicologia Clínica (PUC- SP). Pedagoga (PUC–SP), Psicóloga (Univ. S. Marcos), Especialização em Arteterapia e  Cinesiologia-Integração Físio - Psíquica (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Psicomotricidade, Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto Cultural de  Dinâmica Energética do Psiquismo - SP), Constelação Familiar(Institut Landshut),Jin Shin Jyutsu. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:

  • Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;

  • Supervisão de prática clínica I, II e III;

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais

  • Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho

bottom of page