Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional
O Curso Formação em Psicopedagogia: Atendimento Clínico e Institucional tem como objetivos principais:
Desenvolver uma postura psicopedagógica em profissionais que atuem na área de Educação;
Aprimorar a percepção de si e do outro enquanto ser individual, social e cultural;
Instrumentalizar o psicopedagogo nas diversas áreas do conhecimento em uma visão interdisciplinar, para uma atuação clínica e/ou institucional;
Refletir criticamente a sua prática como psicopedagogo, ampliando sua visão do processo de aprendizagem.
Destinado a: Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e outros profissionais que tenham interesse na área de Educação, com formação universitária.
Duração: 2 anos (carga horária total: 528 horas)
Observações: O curso oferece um quinto semestre optativos, como complementação e aprofundamento.
Horário: Segundas e quartas-feiras, das 18h20 às 22h30.
Conteúdo programático:
1º SEMESTRE
-
Fundamentos da Psicopedagogia I
-
Fundamentos da Psicopedagogia II
-
Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Vygotsky
-
Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional I
-
Psicopedagogia e linguagem: Processos e produções em linguagem e escrita I
-
Problemas de aprendizagem I
-
Olhar psicanalítico para a relação clínica
-
Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico
-
Preparação para à introdução à Prática Clínica I (estágios)
2º SEMESTRE
-
Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional II
-
Problemas de Aprendizagem II
-
Diagnóstico Psicopedagógico:
A. Linguagens Não Verbais
B. Contribuições da Psicanálise para a Anamnese
C. Introdução ao diagnóstico Psicopedagógico.
D. Jogos
-
Psicopedagogia e Educação Matemática I
-
Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção; Wallon
-
Tecnologia e Educação
-
Supervisão de Prática Clínica I.
3º SEMESTRE
-
Formação do papel do psicopedagogo e ética profissional III
-
Psicopedagogia e Educação Matemática II
-
Psicopedagogia e Linguagem: Processos e produções em linguagem escrita II
-
Psicopedagogia Clínica com abordagem analítica contemporânea: "estilos cognitivos sócio afetivos", símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas
-
Intervenção Psicopedagógica - Contos e narrativas como mediações clínicas psicopedagógicas.
-
Intervenção Psicopedagógica - Abordagem corporal e recursos de arteterapia I.
-
Neurologia e questões contemporâneas na Psicopedagogia
-
. Supervisão de Prática Clínica II.
4º SEMESTRE
-
Psicopedagogia e linguagem: Processo de leitura e escrita III
-
Intervenção psicopedagógica com abordagem corporal e recursos de Arteterapia II.
-
Formação do papel do psicopedagogo e a didática para o trabalho em grupo.
-
Psicopedagogia Institucional : Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica.
-
Psicopedagogia nas Instituições, novos espaços de aprendizagem
-
Metodologia da pesquisa científica
-
Orientação de Monografia em psicopedagogia.
-
Supervisão de Prática Clínica III.
-
Orientação individual de monografia
Observações:
Os alunos deverão prever sua disponibilidade para Prática Clínica obrigatória, com supervisões, a partir do segundo semestre do curso.
Corpo Docente
Ana Luiza
Colagrossi
Doutora em Ciências (Instituto D’OR de pesquisa - IDOR) com foco em desenvolvimento infantil e aprendizagem socioemocional. Mestrado em Psicologia Aplicada à Educação (Universidade de Nova York - NYU), Pós-graduação em Neuropsicopedagogia (FACON-SP) .Bacharel em Educação (PUC-RJ). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Problemas de Aprendizagem I e II.
Carla Sachs
Psicóloga (Unip), Pedagoga (ISE Vera Cruz), Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Instituto Sedes Sapientiae) Especialização em Análise Reichiana (Instituto Ibar), Especialização em Psicoterapia Corporal de crianças e adolescentes (Núcleo de Estudos Neo-Reichianos). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Problemas de Aprendizagem I e II.
Claudia Perrotta
Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) com foco em método psicanalítico e formações da cultura, Mestre em Distúrbios da Comunicação (PUC-SP), Fonoterapeuta voltada à linguagem escrita (PUC-SP) e Psicanalista. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III
Eloísa Quadros Fagali
Mestre e Doutora em Psicologia (PUC-SP), Pedagoga, Psicóloga, Formação em Arteterapia, Psicodrama, Grupos Operativos, Psicanálise, aprimoramentos Jung e Winnicott, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Constelação familiar. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Psicopedagogia Institucional I: Mediações psicopedagógicas da aprendizagem em grupo, em diferentes contextos e instituições: abordagem analítica, psicanalítica e fenomenológica;
-
Fundamentos da Psicopedagogia: Contribuições de Jung e enfoque fenomenológico Psicopedagógico;
-
Psicopedagogia clínica com abordagem analítica contemporânea: “estilos cognitivos socioafetivos”, símbolos, narrativas, prática psicopedagógica-arteterapêuticas.
Georgia Vassimon
Mestre em Educação na área de antropologia filosófica (UMESP). Psicodramatista Didata e Supervisora (FEBRAP). Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae). Especialista em Biologia Cultural (Escuela Matriztica de Santiago). Pedagoga pela PUC-SP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;
-
Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.
Izilda Freitas Rolim
Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Arteterapia (Universidade Potiguar/Alquimy Art SP), Pedagogia (PUC-SP) com Especialização em Educação(gov.br/MEC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Introdução à supervisão de prática clínica;
-
Supervisão de Prática Clínica I, II e III;
-
Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais
-
Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho
Márcia Maria Ferrari Ortiz
Psicopedagoga clínica e institucional pela (PUC-SP). Especialista em Educação Infantil e Alfabetização(Claretiano-SP). Licenciatura e Bacharelado em Matemática (Universidade Mackenzie SP). Formação em Psicanálise Winnicottiana (Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana – SBPW). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional na disciplina:
-
Psicopedagogia e Educação Matemática I e II.
Maria Bernadette Casali
Psicóloga, Especialização em Psicologia Escolar, Clínica, Psicodiagnóstico infantil e Psicoterapia de adolescentes. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Psicanálise e Educação uma aproximação;
-
Contribuições da Psicanálise para a Anamnese.
Maria Christina de Magalhães Silvestre
Mestre em Educação (PUC-SP). Pedagoga (USP). Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae). Formação em Psicodrama pelo Grupo de Estudos e Trabalhos Psicodramáticos – GETEP. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Formação do Papel do Psicopedagogo e Ética profissional I, II e III;
-
Formação do papel do psicopedagogo e didática do trabalho em grupo.
Marilda Nogueira Costa de Almeida
Psicóloga (Unip), Psicopedagoga (Instituto Sedes Sapientiae), Especialista em cuidados integrativos (Unifesp). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Fundamento de Psicopedagogia I e II;
-
Diagnóstico Psicopedagógico: Introdução ao diagnóstico psicopedagógico;
-
Diagnóstico Psicopedagógico: Jogo como instrumento de avaliação e desenvolvimento de habilidades;
-
Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;
Marlene Coelho Alexandroff
Mestre em Didática (FE-USP), Pedagoga (FEC ABC). Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Teorias Psicogenéticas e suas possibilidades de intervenção: Vygotsky e Wallon;
-
Metodologia da pesquisa científica;
-
Orientação de Monografia em Psicopedagogia.
Silvia Carvalho
Doutora em Educação (UNICAMP-SP), Mestre em Educação e Pedagoga (PUC-SP) e Psicopedagoga Clínica e Institucional (Instituto Sedes Sapientiae). Atualmente realiza processo de aprimoramento em Clínica Psicanalítica no Instituto Sedes Sapientiae. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Psicopedagogia e Linguagem: Processos e Produções em Leitura e Escrita I,II e III
Vera Maria Teresinha Rossetti Ferretti
Mestre em Psicologia Clínica (PUC- SP). Pedagoga (PUC–SP), Psicóloga (Univ. S. Marcos), Especialização em Arteterapia e Cinesiologia-Integração Físio - Psíquica (Instituto Sedes Sapientiae – SP), Psicomotricidade, Dinâmica Energética do Psiquismo (Instituto Cultural de Dinâmica Energética do Psiquismo - SP), Constelação Familiar(Institut Landshut),Jin Shin Jyutsu. Docente no curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional nas disciplinas:
-
Intervenção Psicopedagógica: Abordagem corporal e recursos de Arteterapia I e II;
-
Supervisão de prática clínica I, II e III;
-
Diagnóstico Psicopedagógico - Linguagens Não Verbais
-
Diagnóstico Psicopedagógico - Desenvolvimento do Desenho
Professores convidados